"Os seres humanos nascem ignorantes, mas são necessários anos de escolaridade para torná-los estúpidos."

George Bernard Shaw, dramaturgo irlandês (1856-1950)

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Praias Ilhense necessitam de diagnóstico e planejamento ambiental

Recentemente o Departamento de Turismo e Departamento de Agronegócios e Meio Ambiente providenciaram o plantio de 30 novas árvores, 20 coqueiros e 20 palmeiras.

Uma melhora paisagística para o local, entretanto as praias necessitam de ações técnicas, com conhecimento multidisciplinar e um diagnóstico ambiental detalhado.

A partir destes estudos são possíveis aos gestores (políticos) realizarem as tomadas de decisões necessárias ao gerenciamento e planejamento.

Abaixo, alguns problemas observados há várias gestões em nossas praias.

O uso inadequado de um trecho de praia (Figura 1), que se encontra degradado devido a falta de planejamento.

Nesta parte observa-se ao longo do tempo, a retirada do solo ocasionada pela ação da água, principalmente no período de cheia do reservatório que tem o aumento do volume de água, nesta situação não é mais possível a visitação deste local (Figura 2).


Figura 1. Vista panorâmica das praias Catarina e Marina e o uso inadequado de um trecho de praia.

Para conter esse processo erosivo e minimizar a ação da água, os Departamentos deveriam discutir soluções e a possível adoção de gabiões para conter a erosão. Isso é falta de vontade política e/ou dificuldade em encontrar soluções?

Figura 2. No período seco é possível observar os efeitos da ação da água no entorno da mata de Angico.

Um outro fator preocupante neste local é a entrada de automóveis que ocorre no período seco e início do verão. O problema é que os automóveis compactam o solo e dificultando a entrada de água.

Figura 3. Praia da Marina e ao fundo observa-se a presença de automóveis na proximidade da mata de Angico.


Figura 4. Ocupação desordenada de automóveis e risco para os próprios banhistas que ocupam esse local.


Uma medida sensata é proibir a entrada de automóveis, mas antes disso concientizar a população dos problemas ambientais existentes nas praias de Ilha Solteira. Para isso existe Educação Ambiental !

A mata de Angico é um remanescente florestal que necessita de manejo adequado, com enriquecimento de espécies arbóreas nativas e a criação de corredores ecológicos para a conexão da fauna com outros fragmentos existentes no entorno das praias (Figura 5).

Figura 5. A criação de corredores ecológicos para a conexão entre os fragmentos existentes, um pequeno exemplo a ser seguido.

A ação da água nas margens não fica retrito somente a mata de Angico. Na praia da Marina ocorre o mesmo processo erosivo (Figura 6).

Figura 6. Praia da Marina, processo erosivo acentuado e nenhuma medida tomada pelos departamentos municipais.

O ideal é recompor este trecho de praia com espécies nativas e a adoção de gabiões, para conter o processo erosivo e o fechamento desta passagem de acesso a praia Marina (Figura 7). Isso são medidas que já deveriam ser tomadas por parte dos gestores, será que falta vontade política e/ou despreparo técnico?

Figura 7. Estrada de acesso a praia Marina.

Os estudos ambientais surgiram, aproximadamente, nas três ultimas décadas, por causa do aumento da competição por terras, água, recursos energéticos e biológicos, isso gerou a necessidade de organizar o uso da terra, de compartibilizar esse uso com a proteção de ambientes ameaçados e de melhorar a qualidade de vida da sociedade.

Impôs-se como resposta adversa ao desenvolvimento tecnológico e capitalista, puramente materialista, buscando o desenvolvimento como um bem-estar humano, segundo as orientações do desenvovimento sustentável.

Então, os gestores (políticos X departamentos) devem reunir e organizar as informações prévias do ambiente (praias), com seus acertos e conflitos, dando origem aos diagnósticos e prognósticos chegando assim, a fase de síntese, que aplica os conhecimentos alcançados para apontar caminhos sustentáveis para um destino mais adequado e ambientalmente estável e justo para a população ilhense.

Pense nisto gestores!

Um comentário:

  1. E ainda a TV Tem mostra em suas propagandas, a praia de Ilha Solteira.
    Esse espaço, pode e deve ser melhor utilizado, permitindo assim a recuperação da biodiversidade!!!!!!
    Mas devido ao pouco interesse por parte desses políticos (INCOPETENTES) para a percepção ambiental.

    ResponderExcluir