"Os seres humanos nascem ignorantes, mas são necessários anos de escolaridade para torná-los estúpidos."

George Bernard Shaw, dramaturgo irlandês (1856-1950)

domingo, 18 de abril de 2010

Eucaliptos com a função de quebra-vento no antigo lixão são cortados

O antigo lixão de Ilha Solteira, localizado próximo a via de acesso as praias e ao Recanto da Águas, apresenta no seu entorno eucaliptos que foram plantados com a função de quebra-vento e melhoria estética da paisagem com consequente valorização do local, pois sem essas árvores o local ficaria mais degradado do que é (Figura 1).

Figura 1. Localização do antigo lixão

Um local que precisa de recuperação e planejamento ambiental urgente e não é o que esta acontecendo. Sempre ocorre queima neste local devido ao lixo que os moradores ilhenses jogam, transferindo o lixo de suas residencias para outros locais - deve desconhecer o programa "cidade sempre limpa".

Figura 2. Lixo jogado na via de acesso ao Recanto das Águas.

Além do lixo neste local, ocorrem outros problemas como o acumulo de água em períodos de chuva, pois o local sofreu alta compactação do solo durante a deposição do lixo e a água não infiltra no solo e a consequência é um solo saturado de água e que leva a morte dos eucaliptos.

Após a morte dos eucaliptos, ocasionados pela queima e a saturação do solo por água, estão cortando e retirando a madeira do local.

Figura 3. Eucaliptos plantados no entorno do antigo lixão.

Figura 4. Corte de eucalipto.

Isso é um fato curioso que esta acontecendo e qual a função do corte destes eucaliptos. Será que vão plantar outros eucaliptos neste local?

Figura 4. Corte de eucaliptos prontos para serem retirados.

Madeiras como essa retirada de um área que necessita de recuperação, será que vão ser usadas em fornos de padaria e carvão para churrascaria?

Figura 5. Corte de Eucaliptos no antigo lixão de Ilha Solteira.

Espero que esses corte e retirada de eucaliptos no entorno do antigo lixão seja para repor com espécies nativas e assim melhorar esse local degradado e o mais triste que existe pessoa que mora neste local.

Uma outra pergunta que intriga é: Sera que existe licença ambiental para a retirada deste eucalipto?



Nenhum comentário:

Postar um comentário