A Prefeitura Munical de Ilha Solteira adotou um programa para a coleta de lixo, divulgado para a população ilhense. Esse projeto tem a finalidade de recolher o lixos originários de limpeza de quintais e restos vegetais resultante da poda de árvores e não serão recolhidos entulhos de reformas ou construções.
A cidade foi dividida em setores e cada semana do mês um setor será atendido com o recolhimento dos entulhos. Além disso, foram distribuidos aos moradores um calendário com as informações necessárias do Projeto Cidade Limpa.
Interessante o projeto da prefeitura municipal, entretanto algumas dúvidas pairam no ar ! Para onde vai esse lixo recolhido na cidade? Será que existe um lugar adequado para disposição desse lixo?
O que não pode acontecer é levar esse lixo para qualquer lugar.
Em 2008, a Prefeitura Municipal jogava lixo em uma área inadequada, próximo a duas propriedades rurais, localizadas no cinturão verde (Figura 1).
Figura 1. Lixão provisório em 2008.
Esse lixo depositado neste local em 2008, foi aterrado em um lugar inadequado. Faltou planejamento para a disposição do lixo e nesta gestão para onde vão os lixos dos quintais?
Parabenizo a Prefeitura Municipal pelo "Projeto Cidade Sempre Limpa".
A questão do lixo gerado nas cidades é, sem duvida, um dos grandes problemas na maioria dos municípios brasileiros. O lixo urbano não pode restringir-se apenas à coleta, seguida da destinação em qualquer lugar.
Mas continuo a perguntar: Qual o destino deste lixo?
Mas continuo a perguntar: Qual o destino deste lixo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário