"Os seres humanos nascem ignorantes, mas são necessários anos de escolaridade para torná-los estúpidos."

George Bernard Shaw, dramaturgo irlandês (1856-1950)

quarta-feira, 16 de junho de 2010

MEIO AMBIENTE & AÇÃO

Ilha Solteira - Ipês floridos no balão - zona norte

Por
Gustavo C. Barboza* e Marcela P. dos Santos


Nos dias atuais o meio ambiente tem preocupado grande parcela da sociedade, principalmente pelas mudanças provocadas pela própria atividade humana e estão se conscientizando de que os recursos naturais são finitos e que se não for preservada o futuro do planeta e até mesmo dos seres vivos estarão ameaçados.

Existem várias definições para o termo, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA )é referido como “o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas” ou seja,. é o lugar em que vivemos, muitas vezes chamada de natureza, e do qual dependemos para a nossa sobrevivência.

No entanto, o meio ambiente não é o lugar que nos “cerca”, mas é o local onde estamos inseridos ou dele fazemos parte como qualquer outro ser que nele está inserido, tanto quanto a fauna e a flora, bem como a água, o ar, o solo (fatores abióticos e bióticos). E ainda, temos que adicionar ao termo meio ambiente a cultura humana, ou seja, seus paradigmas, valores filosóficos, políticos, morais, científicos, artísticos, sociais, econômicos, religiosos entre outros. Tudo isso está interagindo num processo, formando uma grande rede de interações.

No dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que por meio de seminários, congressos e conferências são discutidos vários temas sobre o meio ambiente, aquecimento global e desenvolvimento sustentável, em várias partes do mundo. Mas temos que lembrar que o meio ambiente precisa de ação. Não adianta sair dessas palestras e jogar lixo no chão, é necessário quebrar paradigmas, compreender que os elementos se encontram em estreitas dependências e influências recíprocas.

A demanda global dos recursos naturais deriva de uma formação econômica cuja base é a produção e o consumo em larga escala que propicia a concentração da renda, não impede o aumento da miséria e da fome. A lógica, associada a essa formação, que rege o processo de exploração da natureza hoje, é responsável por boa parte da destruição dos recursos naturais, como por exemplo, a questão do desperdício e/ou poluição da água.

Alguns temas são tratados nas escolas, principalmente dentro da disciplina de Biologia, como a Educação Ambiental, que se caracteriza por incorporar as dimensões sócio econômica, política, cultural e histórica, considerando as condições de cada comunidade, onde os alunos estão inseridos e fazendo parte do ambiente. Assim, a Educação ambiental deve permitir a compreensão da natureza complexa do meio ambiente, as interações entre os elementos, visando a utilização consciente dos recursos, para manter e preservar para as futuras gerações.

Uma frase elaborada por Albert Einstein resume muito bem os problemas enfrentado pela humanidade frente aos impactos ambientais, marcados pelas catástrofes, “ A natureza não sabe se defender, ela apenas se vinga”.

*Biólogo e mestrando em Agronomia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Ilha Solteira

Fonte: Jornal Notícia 23, pag 2, 16 de junho de 2010.

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